Quem Somos
Somos um grupo pequeno de amigos que ama ler e discutir sobre bons livros.
A ideia de criar o Espresso Matinal veio, primeiramente, como uma forma de começarmos a trabalhar pela internet. Infelizmente essa foi uma das poucas opções de restaram, já que o grupo inteiro é composto de low-profiles (trágico!). Porém, nós nunca paramos de ler. Na verdade, de tempos em tempos nos reunimos, justamente, para saber da opnião do outro sobre alguma obra ou autor (forte abraço para Fiordo Dostoevsky e Timmoty Keller!).
Esse site veio para vender livros sim! E além de utilizar, principalmente, o sistema de afiliados da Amazon, ele veio também para divulgarmos aquilo que achamos importante ser distutido, já que fomos condicionados a aceitar tudo e não dar peso para o que é importante. Tudo isso graças ao método desastroso de ensino das escolas regulares brasileiras que fazem questão de tratar cada matéria como independente e da preguiça generalizada da sociedade de ler.
- E qual seria a vantagem de unificar as matérias?
Muitas vantagens, eu diria! Começando com o condicionamento dos alunos à olharem para fatos históricos de diferentes perspectivas. A literatura poderia ter sido um belo farol, especialmente, para matérias que muitos de nós nem se quer demos a devida atenção (sejamos sinceros). Como a sociologia, filosofia, hora cívica (até hoje não sei do que se tratava) e até matérias mais relevantes para os concursos e vestibulares como, história e geopolítica.
- E por que a literatura seria um excelente “farol” para essas áreas?
Porque ela é mais agradável para nós, seres de mente pequena alienados daquele tempo.
Uma obra literária reflete o ponto de vista de seu autor, tanto que qualquer análise, de qualquer livro que seja, precisa passar pelo crivo do -contexto histórico-. Jamais entenderiamos, verdadeiramente, o que se passavam na mente dos russos do século 19 em meio a forte insdustrialização sem que obras como Noites Brancas de Fiordo Dostoesvky tivessem sido publicadas. E o que dizer de Os Sertões de Euclides da Cunha?
É isso que temos para falar para vocês. Muito obrigado por acessar o nosso site. Fique à vontade, a casa é sua.