DATA DE PUBLICAÇÃO

28-06-2024

ARTIGO DE ESTUDO

O PESO DA HUMANIDADE

Nº 001

O peso da humanidade

Para estrear a seção do “Artigos” aqui do Espresso Matinal, vou começar por um dos livros que me motivou a criar esse site e me motivou a escolher melhor toda cultura que consumo: seja ela trasmitida por música, por livros, ou por filmes. E esse tipo de comportamento é ainda mais válido se você fizer parte de um desses 2 grupos: – Você é responsável por uma criança da sua família ou você é responsável pela educação formal dela.

C.S Lewis em seu livro A abolição do homem fala da importância de preparar as crianças para uma vida sustentada por valores morais que, no futuro, resultarão em virtudes (honra, benignidade, coragem, humildade, …). O peso da humanidade é um estudo feito de alguns trechos do livro com o propósito de somar com as discussões acerca desse assunto.

preparar as crianças para uma vida sustentada por valores morais que, no futuro, resultarão em virtudes

A abolição do homem é uma obra bem peculiar. Todas as suas páginas são refutações que o autor faz dos posicionamentos e ideologias defendidas, subliminarmente, em um livros didático destinado aos alunos das séries finais. Sem entrar em muitos detalhes, os dois autores, Gaio e Tito, são profissionais da área da educação e fazem um trabalho questionável com seus alunos. Vamos ver alguns trechos de seus livros e vamos discutir um pouco.

” Quando o homem disse Isso é sublime, parecia fazer uma observação sobre a queda d’água… na verdade…mas uma observação sobre seus próprios sentimmentos […] tenho sentimentos sublimes.

“… eles citaram uma propaganda tola de um cruzeiro marítimo e continuam incitando os seus alunos contra o tipo de linguagem empregada por ela …transpor o Oceano Atlântico por onde Drake de Devon navegou… em busca de tesouros das índias… momentos dourados… cores cintilantes

Referente ao primeiro trecho. À primeira vista, eu achei estranho esse tipo de posicionamento defendido pelos autores porque não parece fazer sentido de alguma forma. Porém, se pesarmos que durante a nossa infância, nós fomos condicionados a gostar e desgostar de coisas que nem nos faziam sentido nessa época. Esse trecho, basicamente, tira o foco da “queda d’água como agente causador do sentimento (veneração) e direciona-o para o próprio ego do indivíduo.

Referente ao segundo trecho, o autor já deixou claro o que essas propagandas baratas evocam na gente (nada). Mas, para mentes que estão em formação, é importante mostrar como textos bem construídos podem evocar sentimentos inspiradores e verdadeiros. Em vez disso, os autores só reforçam que nada pode/é digno de lhe inspirar senão você mesmo.

Costumamos associar pessoas humanas e ações humanitárias como atitudes explícitas de caridade e socorro, mas esquecemos que ela também deve estar presente na educação dos nossos filhos.

é importante mostrar como textos bem construídos podem evocar sentimentos inspiradores e verdadeiros.

O peso da humanidade, se refere ao fardo enorme que passamos de mãos em mãos para as futuras gerações sempre tendo o cuidado de prepara-los antes de seguirem seu destino. Porém a moeda de troca dos avanços científicos (fonte de inspiração e orgulho de Gaio e Tito), não é a humanidade, mas o contrário.

"O que ele adquirirá com bastante rapidez, e talvez de forma indelével, é a crença de que todas as emoções associadas a lugares são, em si mesmas, contrárias à razão e desprezíveis." 

Livros relacionados

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress