Noites Brancas
Fiódor Dostoiévisk
112 pág.
Pt-Br
Penguin Companhia
31/07/2018
19.8 x 12.6 x 0.8 cm
ISBN-10
8582850743
ISBN-13
978-8582850749
Sinopse
São Petersburgo, século XIX. Um homem solitário vaga pela cidade noite adentro, deixando que o sentimento de cada rua, esquina ou calçada o penetre. Durante a caminhada, avista uma mulher aos prantos encostada no parapeito de um canal. Ao acudi-la, tem início um idílio fadado a se dissipar como a tênue claridade das noites de verão na Rússia.
Quanto mais o anônimo narrador se aproxima da jovem Nástienka, mais parece se distanciar de sua melancólica vida anterior. Em quatro encontros, no entanto, a crescente intimidade dos dois personagens chega a um inesperado desfecho, quando a última noite porfim termina.
O romance de 1848, tida como uma das obras-primas de Dostoiévski no gênero breve, é acompanhada neste volume pelo conto “Polzun kov”, escrito no mesmo ano, que mostra uma faceta mais caricata de um dos maiores autores da literatura russa.
Opnião Espressa
Noites brancas é um dos últimos romances escritos por Fiódor Dostoiévski que carrega uma atmosfera teatral e intimista, porém, não se engane, ela carrega uma forte crítica à forma de como a sociedade estava se organizando naquela época.
Apesar de não ser uma excelente recomendação do gênero, ela se torna indispensável quando se estuda os efeitos da industrialização na sociedade russa. Recomendamos fortemente, caso você queira acompanhar o amadurecimento de Fiódor Dostiévski como autor que, apesar de passar por diversos problemas na sua vida, ele sempre presou pela qualidade de suas obras.