DATA DE PUBLICAÇÃO
07-08-2024
BIOGRAFIA CURTA
A HISTÓRIA DE POE
Nº 003
Apesar de seu reconhecimento mundial, Poe sofreu do mal que assolou boa parte dos escritores clássicos, privações financeiras, pouco ou nenhum reconhecimento (pelo menos no início). A História de Poe é uma breve biografia de Edgar Allan Poe. Passaremos por momentos importantes de sua vida, pelas suas conquistas, pelas perdas e, por fim, seus momentos finais. Espero que gostem!
Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809 em Boston. Logo nos seus primeiros momentos de vida, sua mãe veio a falecer, e sua guarda foi passada à John Allan, um comerciante que acolheu o bebê (porém não o adotou legalmente) e o batizou com seu nome.
nascido de pais artistas, Poe sofreu a morte prematura de sua mãe e foi entregue aos cuidados de John Allan
Não pertencendo à nenhuma família tradicional de Richmond, Poe, porém, teve uma boa educação formal. Frequentou a Universidade da Virgínia, mas não permaneceu lá por muito tempo. Devido às suas loucuras, nosso protagonista se envolveu com álcool e apostas e acabou se endividando. John Allan, não mais aguentando sustentar a farra de seu filho, se recusa a pagar as dívidas, o que provoca a fuga de nosso protagonista.
Em 1827, um ano após sua fuga da universidade, sua paixão pela leitura resulta numa brochura entitulada de Tamerlão e outros poemas; infelizmente esse livro não lhe rendeu nada e para afastar a sua miséria ele decide servir ao exército. Após 2 anos, seu pai, por meio de uma carta de recomendação, consegue uma vaga para Poe em West Point (uma das academias militares mais conhecidas dos Estados Unidos). Porém, devido novamente às suas esquisitices, Edgar acaba sendo expulso, o que culmina na sua separação, em definitivo com a família Allan.
O início da sua carreira
Até meados de 1831, ele foi privado de tudo, devido sua condição financeira precária, mas tudo muda após participar de um concurso literário patrocinado por uma revista. Nosso herói ganha o prêmio com o conto Manuscrito encontrado nnuma garrafa. Além do tão aguardado prêmio em dinheiro, ele também consegue fazer amizade com profissionais da área, o que lhe garantiu o posto de redator na Southern Literary Messenger, uma revista de algum renome, que graças ao trabalho de Poe, passa a ser reconhecida nacionalmente.
Tendo estabilizado a sua vida material, ele decide se casar com sua prima Virgínia Clemn, mulher de frágil silhueta e saúde precária
Não demorou muito tempo até que suas loucuras aflorassem novamente e lhe causassem algum mal. Seu rompimento com a revista veio e ele decide se mudar para Nova York, com sua mulher, em busca de novas oportunidades.
Nesse período, o nosso autor trabalhou como articulista e editor de jornal; passou muita necessidade e devido à urgência da imprensa, suas obras perderam em qualidade e inovação. Elas oscilavam entre o plágio descarado e a originalidade. Muito disso acontecia devido sua visão como artista e sua batalha constante contra o moralismo na literatura.
Em 1843, Poe recebe reconhecimento nacional com o conto O Escaravelho de ouro e em 1845 com O Corvo e outros poemas.
Seus últimos momentos
Em 1847, sua mulher morre devido a sua saúde frágil e às privações, o que, aparentemente, afetou Poe por pouco tempo. Após 2 anos após a morte de sua mulher, ele se envolveu em 3 casos amorosos e uma promessa de casamento. Em 1849, ele foi encontrado inconsciente em uma sargeta em Baltimore. No hospital ele veio a falecer sem recuperar, totalmente a sua razão.